HÁ TOURADA NA ALDEIA // O SABOR DO CINEMA
FUNDAÇÃO SERRALVES
17 de Abril / 16h00 / Auditório 
Entrada Livre / m12
Duração: 75'




Domingo dia 17 de Abril em Serralves haverá ervas e cabras e touros e porcos e currais e montes e matas e casas e até o bicho homem...Esta será uma sessão dedicada à relação do homem rural com o touro no contexto Ibérico. O convívio com os animais tem inspirado, ao longo dos séculos, reflexões artísticas, filosóficas, metafísicas, científicas...O homem inveja a liberdade do bicho mas teme a sua força e a sua cega obediência ao instinto. 

Nesta sessão será apresentado em primeiro lugar o filme O Guardador de Rebanhos, de Edgar Feldman, 1999 (36') e Há Tourada na Aldeia, de Pedro Sena Nunes, 2010. 
+ INFO SERRALVES

Sobre o filme:
A Capeia Arraina remonta a “outros tempos”, de tal modo ancestrais que se torna num pilar estrutural da cultura da Beira Alta. Cultura que, no confronto do homem com o animal, atribui ao último uma dimensão mística e uma forte carga simbólica, colocando lado a lado a natureza animal e a eterna resiliência humana numa prova de forças. 

2 comentários:

Teodora disse...

Olá Pedro Sena Nunes

Já esteve nas festas de S. Bartolomeu do Mar, um pouco a norte de Esposende?

As festas são em Agosto sendo o dia principal o 24 de Agosto?


as férias dos portugueses na neve também eram capazes de dar bom material para uma curta. experimente as estâncias mais populares. num registo diferente, pois está claro! :)))

Pedro Sena Nunes disse...

Olá Teodora!

Em nome do realizador Pedro Sena Nunes agradecemos a sua sugestão, mereceu a nossa maior atenção!

Um abraço,
Clara Antunes | Produção