BIOGRAFIA

Pedro Sena Nunes _ fotografia por Francisco Levita, 2011
Pedro Sena Nunes nasceu em Lisboa, onde já foi quatro vezes pai.
Realizador, produtor, fotógrafo e professor.
Recebeu vários prémios e distinções nas áreas do cinema, vídeo e fotografia. O seu trabalho destaca-se pelo cuidado com o lugar do outro. Cria para filmar.
Entre inúmeras cidades europeias, viajou e participou em cursos e workshops de cinema, fotografia, vídeo, teatro e escrita criativa como bolseiro de várias instituições.
Estudou 7 anos cinema na Europa. Co-fundou a Companhia Teatro Meridional. Realizou vários documentários (destaque para o projecto Microcosmos – leitura de Portugal), ficções e trabalhos experimentais. Produziu mais de 100 spots publicitários para a televisão e rádio.
Participou com diversos projectos nas Capitais Europeias e Nacionais da Cultura e foi júri em vários festivais e concursos, destaque para Prémio Jovens Criadores, InvoArt e ICA.
Dedica-se muito ao ensino, lecciona realização e documentário em diversas universidades e escolas.
Foi coordenador pedagógico e director criativo na ETIC e coordenador da ETIC Algarve.
Com Ana Rita Barata, é director artístico da Associação Vo’Arte, onde co-dirige diversos Festivais de dança/arquitectura e cinema.





| texto de PSN

Acho que sou um experimentador e por isso gosto de ver o conjunto dos meus filmes como um único género.

Gostava de esgotar, recriar os géneros cinematográficos como gostava de inventar novos géneros.
Muitas vezes estou na estaca zero, começo projectos com a ideia de precisar estar de fora do próprio cinema.
Às vezes são apenas desejos de projecto. O realizador é rápido, mas o realizador é lento, o realizador mede bem o que ficou construído para lhe dar o resultado final.
Gosto de ver a minha câmara como um microscópio que permite analisar amostras. Analiso lâminas de relações, histórias, sensações, contextos, espaços, pessoas, sobre um mundo que me rodeia e um mundo que crio.
Com uma câmara na mão posso fazer toda a diferença.
Acredito ter a visão, os recursos e a equipa para continuar o meu percurso.

Sem comentários: