terça-feira, 3 de maio de 2011

DA PELE À PEDRA . expo fotografia + documentário // 
BIBLIOTECA ARQUITECTO COSMELLI SANT'ANA
5 Maio a 8 de Junho / 10h00 às 16h00
Exposição de Fotografia de A.Roque
20 Maio e 8 de Junho / 19h00
Exibição do Documentário Da Pele à Pedra, de Pedro Sena Nunes

O VERÃO NA LAVARIA . CABEÇO DO PIÃO 




“O veneno andava no ar, árvores, plantas, aqui à volta tudo morria. Às mulheres morriam os filhos no ventre, os homens cuspiam sangue, até o engenheiro inglês morreu.”

Selecção de fotografias, produto de duas intervenções com intervalo de um ano, nas antigas lavarias das Minas da Panasqueira, no sítio denominado Cabeça do Peão, local onde teve início a exploração do minério Volfrâmio.

Nota do autor

A velha Lavaria, com as suas telhas de zinco, apesar do seu avançado estado de degradação, ainda consegue manter todo o calor do verão no seu ventre.
O pó continua lá, só não há seres vivos. Foram vinte dias em dois anos, e não se viu um rato, ou outro ser vivo, apenas uma ou outra vez um Pardal se aventurou naquele inferno.
Procuro nos restos das máquinas, nas paredes, nos velhos papéis abandonados, no metal corrompido, nos locais mais recônditos, os rostos daqueles que na minha infância, ouvia contar histórias de sonhos e quimeras, que este pedaço de terra ingrata e esventrada acalentou.

DA PELE À PEDRA. 2005 . 37'


As montanhas verdes tentavam fugir dos fogos que ardiam a terra. No ar abafado, uma brisa conduzia-nos para um trabalho novo: explorar a Lavaria das Minas da Panasqueira abandonadas há 15 anos e integrar a realidade da população de mineiros. Uma aldeia deserta esperava-nos e os olhos atentos de um ou dois habitantes seguiam os nossos passos.
Descemos no escuro a 450 metros para conhecer mineiros. Ouvimos histórias e dançámos com elas. Um novo trabalho nascia para além da pele.

BIBLIOTECA Arquitecto Cosmelli Sant'Anna
PROGRAMA Março/Abril

Contactos
Morada: Largo de São Mamede, nº7 1250-236
Horário: 10h00 às 16h00

213928090 begin_of_the_skype_highlighting            213928090      end_of_the_skype_highlighting
biblioteca@f-saomamede.pt

Sem comentários: