Na área da Fotografia as candidaturas são individuais, enquanto na área de Cinema devem ser apresentadas candidaturas coletivas, constituídas cada uma por três elementos: um realizador, um operador de imagem e um operador de som. Entre todas as candidaturas apresentadas serão selecionados três fotógrafos e quatro equipas de cinema documental para, durante a residência, realizarem um projeto artístico sobre a região de Melgaço.
Desde 2014, altura da primeira edição da residência Plano Frontal, a residência já recebeu jovens cineastas e fotógrafos de várias regiões de Portugal, Itália, Japão e até das Filipinas. Durante as várias edições da residência foram produzidos 16 documentários e nove projetos fotográficos. As inscrições são gratuitas e a organização garantirá aos selecionados alojamento e alimentação durante o período da residência, bem como equipamento e apoio logístico para desenvolverem o trabalho.
Tanto os projetos documentais como os fotográficos serão orientados por Pedro Sena Nunes, realizador com ampla experiência pedagógica, e apoiados pela equipa de produção da residência artística, formada por Carlos Eduardo Viana, Rui Ramos, João Gigante, Mário Gomes, Miguel Arieira e Daniel Deira.
A residência Plano Frontal insere-se no festival FILMES DO HOMEM, organizado pela Câmara Municipal de Melgaço em parceria com a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, e pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre identidade, memória e fronteira e contribuir para um arquivo audiovisual sobre a região.
Mais informações na página www.filmesdohomem.pt."
Texto e Imagens em: http://www.cm-melgaco.pt/residencia-cinematografica-e-fotografica-para-jovens-criadores/
Sem comentários:
Enviar um comentário