Algarve Film Commission | Cacela Velha (Vila Real-Faro)
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
17 Fevereiro das 14h30 às 18h
Participação gratuita mediante inscrição
Enquanto os documentários nos mostram imagem de um mundo que existe fora dessas imagens, a ficção constrói um mundo para o qual nos transporta. O que impede o documentário de ser uma ficção é a recepção. Manuela Penafria
Pedro Sena Nunes realiza documentário desde 1995, ano em que dá início ao projecto Microcosmos com o filme Margens (6 vezes premiado). Desenvolve uma relação muito particular entre facto e cinema, fruto de um rigor no registo permitido pela imersão no real e por princípios muito claros do que entende como técnica e estética cinematográfica documental. Se colocada a questão sobre o que é o Documentário, provavelmente, a primeira ideia que surge, e que o diferencia de outro género cinematográfico, é o facto destas imagens serem vizinhas do real e do espontâneo. O documentário é sem paralelo a interpretação criativa de uma realidade e investe no registo de aspectos relevantes da nossa existência, geralmente não-actores, cuja observação seja importante. O documentário é um processo criativo com propósitos que apelam à lógica e às emoções. A ideia é documentar a vida.
A Masterclass insere-se no âmbito do projecto DOCUMENTAR, promovido pela FILM COMMISSION com apoio do PRODER (GAL Interior Algarve Central e GAL Terras do Baixo Guadiana).
Inscrições gratuitas aqui
Inscrições gratuitas aqui
Links:
Sem comentários:
Enviar um comentário