quinta-feira, 5 de julho de 2018

Cinemateca Portuguesa - Ciclo História Permanente do Cinema Português

A Cinemateca Portuguesa iniciou este ano uma revisitação do documentarismo que, na década de noventa do século passado, alterou o panorama desta área em Portugal. Dia 10 de Julho, às 18h30, na sala Luís de Pina, Pedro Sena Nunes, pertencente a essa geração emergente, irá exibir dois documentários que representam essa mudança: Margens (1995) e Fragments Between Time and Angels (1997). A projeção terá a duração de 81 minutos e contará com a presença do próprio realizador. 

Dois filmes diferentes no panorama do nosso documentário de então e que são também bastante diferentes entre si. Ambos nasceram de contextos que era ainda de algum modo formativos, concretamente programas europeus, em que Pedro Sena Nunes participou intensamente depois do curso da Escola Superior de Teatro e Cinema (que foi produtora do primeiro). Entre um e outro, passamos de uma base que poderíamos chamar etnográfica e metafórica (MARGENS, filmado em Trás-os-Montes) a uma digressão poética sobre a distância e o encontro, nascida de uma residência em Glasgow, onde estavam já muitas das marcas futuras do autor. 

Separados também por suportes materiais e práticas de produção diferentes (MARGENS foi rodado em 16 mm, FRAGMENTS em vídeo analógico), é contudo impossível não ver em ambos essa obsessiva ideia do encontro e da descoberta mútua, que está em tudo o que Pedro Sena Nunes faz, e que ele próprio já bem definia na mesa-redonda gravada em 1999 (incluída no catálogo que acompanhou o ciclo que a Cinemateca dedicou a esse contexto de mudança): “o que está em causa é uma relação humana superior a tudo o que fica no ecrã”.

Bilhetes à venda aqui

Programação aqui.

Sem comentários: