terça-feira, 27 de março de 2012

Documentário pt.es na Semana del Cine de Medina del Campo // 28 de MARÇO



Integrado na secção Cortos de Castilla Y Leon, o filme pt.es vai ser exibido dia 28 de Março às 17h em Medina del Campo (Espanha).

O documentário apresenta a história da construção de uma ponte “especial” na fronteira, de forma a unir Portugal e Espanha, assim como sucessivamente diversas histórias, pouco reveladas, de união em torno do contrabando entre os dois países.


O filme faz uma contagem crescente até à desmistificação de uma ponte que liga e separa um país do outro. Portugal e Espanha, distanciados pelos fragmentos de memórias, imagens, objectos, vozes e ruínas. O tempo esgota-se… Paira a ansiedade da fronteira e a força de acreditar que é possível mudar algumas coisas até no último minuto da nossa travessia. Num mundo de contradições, as desigualdades permanecem, existindo histórias surpreendentes em terras quase esquecidas. Estamos perante um quebra-cabeças organizado num mapa de ideias e lembranças.


pt.es surge enquadrado no projecto “A Raia vista por...”, co-produção transfronteiriça que envolveu dois realizadores portugueses, Pedro Sena Nunes e João Trabulo, e três espanhóis, Isabel de Ocampo e a dupla Gabriel Velázquez / Chema de la Peña, na reflexão da fronteira político-geográfica entre Portugal e Espanha e as suas implicações na relação entre estes dois povos.