quinta-feira, 9 de junho de 2011

MASTERCLASS DOCUMENTÁRIO // ALGARVE FILM COMISSION
11 de Junho / 15h00 / Junta de Freguesia de Estói
Participação gratuita sujeita a pré-inscrição



Pedro Sena Nunes volta a partilhar a sua visão sobre o documentário, pelo convite da Film Comission, enquadrado no projecto DOCUMENTAR, a leccionar uma Masterclass na Junta de Freguesia de Estói, Faro.
Organizado pela Argarve Film Commission com o apoio da PRODER, o projecto DOCUMENTAR prevê um conjunto de actividades no Gal Interior Algarve Central e Gal Terras do Baixo Guadiana. 

Pedro realiza documentários desde 1993 (Materialidade Teatral, 12'), contando no seu currículo com mais de 15 produções nesta área, à qual se dedica particularmente. Destas fazem parte o projecto Microcosmos, projecto de uma vida que procura um retrato das diversas províncias de Portugal, cujo 7º filme está hoje em processo de criação.

Sobre o Documentário - referências
O termo documentário é geralmente usado para designar um filme com carácter de documento. Usado assim como adjectivo, o termo qualificaria todo o filme que, de modo verdadeiro, autêntico e com indiscutível evidência, desse a conhecer um qualquer aspecto do passado. Desse modo o filme documentário pertenceria ao vastíssimo conjunto dos documentos estudados pela ciência histórica denominada Diplomática. Esta ciência define o documento como sendo um vestígio do passado a partir do qual o historiador constrói o facto histórico.
A ficção é entendida como o resultado da criação imaginária do autor de um filme, como o resultado da expressão da sua imaginação. Enquanto os documentários nos mostram imagem de um mundo que existe fora dessas imagens, a ficção constrói um mundo para o qual nos transporta.

Excertos de O Filme Documentário - História, Identidade, Tecnologia Manuel Penafria

Localização
Junta de Freguesia de Estói
Largo Ossónoba, 71
Email: geral@jf-estoi.pt
Tel: 28 999 16 20 / 28 999 79 80