terça-feira, 19 de abril de 2011

MASTERCLASS DOCUMENTÁRIO +
APRESENTAÇÃO ELOGIO AO 1/2 // 
ALGARVE FILM COMISSION
23 Abril / 15h00 às 19h00 / Tavira - Hotel da Porta Nova
Participação gratuita mediante inscrição!


A iniciativa insere-se no âmbito do projecto Documentar, promovido pela Film Comission com apoio do Proder, que prevê um conjunto de actividades na zona do Algarve Central e Terras do Baixo Guadiana. 

O Documentário será abordado como género distinto na aproximação ao real e espontâneo, registando aspectos relevantes da existência humana através da observação. Para além da dimensão de registo há também a da criação, possível pela interpretação da realidade. 

Como ilustração desta prática dar-se-á a exibição do documentário de Pedro Sena Nunes Elogio ao 1/2, quinto dos 6 documentário completos do projecto Microcosmos, projecto de uma vida que tem em vista retratar o pequeno cosmos da paisagem humana das diversas províncias portuguesas. 

INSCRIÇÃO GRATUITA AQUI


ELOGIO AO 1/2 . ALGARVE . 2006 . 70'

O bairro 25 de Abril da Meia-Praia fica entre o mar e a linha do comboio. 
Começou por ser um conjunto de palhotas construídas, improvisadamente, no “meio da praia”, pelos “índios” que fugiram de Monte Gordo para Lagos, com objectivo de começarem outra vida. 
Após o 25 Abril, e através do plano arquitectónico Serviço de Apoio Ambulatório Local (S.A.A.L.), as palhotas transformaram-se em casas - construídas pelos próprios índios. Passados trinta anos, continuam-se a fazer muitas promessas. Que futuro se espera para o bairro 25 de Abril da Meia-Praia?
TRAILER