sexta-feira, 4 de março de 2011


WORKSHOP //
PORQUE PULSAM OS DOCUMENTÁRIOS?

ATV Associação Torres Vedras
12 Março das 10h00 às 19h30
Duração: 8h
Preço: 25€ / Sócios ATV: 20€

Pedro Sena Nunes dirige o workshop Porque Pulsam os documentários? integrado no Making Of - Ciclo de Formação na Área de Cinema, que na sua edição de 2011 se dedica exclusivamente ao documentário. O programa privilegia o contacto com realizadores e os seus processos de criação, lançando assim novos olhares sobre o panorama do cinema português.

INSCREVA-SE JÁ!

Reflexão do realizador
Se colocarmos a questão sobre o que é o Documentário, provavelmente, a primeira ideia que surge, e que diferencia o Documentário de outro género cinematográfico, é o facto destas imagens serem vizinhas de um real e de um espontâneo. O documentário é sem paralelo a interpretação criativa de uma realidade e investe no registo de aspectos relevantes da existência dos seres vivos, geralmente não-actores, cuja observação seja proeminente.
O documentário é um registo de argumentos e propósitos que apelam à lógica e às emoções. A ideia é documentar a vida e montá-la consoante os eventos mais relevantes. É mais uma questão de imaginação que de óptica. Como diz Jaques Lacan: “A verdade tem uma estrutura ficcional”. E a verdade é o pulsar da vida.
A necessidade do Documentário é a vontade de voltar a um contacto com a realidade ou à percepção de que há um pulsar à nossa volta que pode ser partilhado.
Documentário é também a interpretação criativa da realidade, pertence ao documentário a criação, a criação de uma «ficção presa ao real».
Pedro Sena Nunes