quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


APRESENTAÇÃO DO LIVRO O BELO E A VIDA // FNAC CHIADO
26 de Fevereiro / sábado / 17h00

A obra O Belo e a Vida problematiza o ser humano em torno de três temas eixo - a Ética, a Estética e a Cidadania - partindo de entrevistas com oito referências da cultura portuguesa que, de algum modo, representam as várias linguagens artísticas (literatura, música, arquitectura, pintura, dança, teatro, escultura, cinema): o escritor António Alçada Baptista, o maestro António Victorino de Almeida, o professor Jacinto Rodrigues, a pintora Helena Abreu, o ex-bailarino Jorge Salavisa, o actor Ruy de Carvalho, o escultor José Rodrigues e o cineasta Fernando Lopes.
Pedro Sena Nunes irá estar presente na apresentação do livro e, em reconhecimento de Susana Santos Silva, partilhar com o público algumas impressões sugeridadas pela leitura do livro.

ENCONTROS DE CINEMA DA MALAPOSTA // CINEMA DE BAIRRO
25 de Fevereiro / sexta-feira / 21h30
No âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social a Fundação INATEL produziu o projecto sociocultural "Cinema de Bairro", com o apoio do Instituto da Segurança Social. Em parceria com entidades locais, coinco realizadores/formadores da área do cinema documental juntaram-se a 25 jovens moradores de bairros sociais do país. Filmar histórias reais foi o motivo do encontro.
Conduzidos pelos cineastas João Pinto Nogueira, Leonor Areal, Pedro Sena Nunes, Rui Simões e Marta Pessoa, os jovens romperam a rotina, nem sempre fácil, e abraçaram a experiência do cinema. No final resulta uma longa-metragem documental com características muito próprias onde se descrevem histórias e ambientes com os quais os jovens envolvidos crescem, identificam-se...mas têm força para mudar.