Realizador, Produtor, Fotógrafo e Três vezes Pai

Realizador, Produtor, Fotógrafo, Viajante e três vezes Pai, nasceu em Lisboa a 18 de Maio de 1968 com 2,780 Kg. Terminou o Curso de Cinema em 1992, depois de frequentar Engenharia de Máquinas no Instituto de Engenharia de Lisboa em 1989. Co-fundou a Companhia Teatro Meridional, na qual é responsável pela área audiovisual. Entre Barcelona, Lyon, Sitges, Budapeste, Lisboa e Florença participou em cursos e workshops de cinema, fotografia, vídeo, teatro e escrita criativa. Realizou documentários e ficções em cinema e vídeo e produziu mais de 100 spots publicitários para a televisão e rádio. Foi bolseiro de várias instituições.
Regularmente colabora com coreógrafos, encenadores, artistas plásticos, actores, designers, músicos e arquitectos. Tem sido convidado para participar em conferências nacionais e internacionais. Foi júri em concursos e festivais de fotografia, teatro, design, dança e cinema. É consultor artístico da Associação Vo’arte. É também consultor de algumas outras associações e projectos artísticos pontuais. Nos últimos doze anos tem-se dedicado muito à área da pedagogia, criando e dirigindo laboratórios dedicados à criação e à experimentação, tanto documental, como ficcional. Foi professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema, Fórum Dança, Instituto Piaget, Escola Ana Wilson, Glasgow Film and Vídeo Workshop, Centro Em Movimento e ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação. Destaque para a sua colaboração, como consultor, com o Ministério da Educação na reforma do ensino artístico. Relativamente à ETIC, é formador há oito anos, coordenador de projectos e formações há 3 anos e há dois anos assumiu a responsabilidade pela Área de Imagem e Som. No seu extenso currículo, Pedro Sena Nunes conta com inúmeros prémios e distinções nas áreas de fotografia, vídeo e cinema.

Projecto Microcosmos

MICROCOSMOS - a pele de um país
Continúo a mapear, no escuro.
O projecto cresce, torna-se visível, e cresce com ele a vontade de continuar a encontrar microcosmos representativos de algumas essências de cada província portuguesa. MICROcosmos é uma série de documentários. Um documentário por província. Entre acasos diversos e momentos imperfeitos, filmei em Trás-os-Montes, Minho, Beira Litoral, Beira Baixa e Algarve. Beira Alta será o próximo território que acrescentarei neste mapa.
A memória de um país pode ser retratada de forma imperturbável e a reflexão sobre as feridas profundas de uma sociedade trazidas para primeiro plano. Espero que a sugestão que vou fazendo através do projecto MICROcosmos se torne formas directas de afrontar as questões que se colocam à minha volta.
O país que não faz o seu retrato de família que futuro terá? Esta é a célebre questão colocada pelo realizador Patrício Guzman. O acervo é fundamental, o mapa é desejado. Estarei disponível para o encontro e para o desencontro. Quero filmar nos labirintos da memória. Procurar nos mais visionários a força de um sonho há muito MICROdesperto.

Press - microcosmos