quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pt.es em forte circulação e vários filmes disponíveis para visionamento



Está em curso a programação da exibição do documentário pt.es na Junta de Freguesia de Escarigo no mês de Julho, uma das aldeias onde foi rodado o filme.  Estará também no Festival Tempo d’ Aldeia, de 31 de Julho a 4 de Agosto em S. Pedro do Rio Seco, Almeida.

Na sequência de várias publicações em plataformas on-line dos filme de Pedro Sena Nunes e manifestado o interesse na divulgação, passamos a partilhar continuamente vários links para visionamento e sugestões.

Fica para sugestão o filme
Fragments Between Time and Angels.


Realizado longe de casa (como a voz off insistentemente recorda) este vídeo de Pedro Sena Nunes é atravessado pelo desejo, ao mesmo tempo confessado e oculto (no sentido mágico), de “desnacer” (retomando o neologismo do grande poeta Manuel António Pina) – patente em imagens como o plano invertido das folhas queimadas, o plano do túnel ferroviário onde ecoam tantos “eus” quantos gritos, o plano do sulco de espuma filmado em super 8, durante o qual o sujeito poético declara sempre ter querido imaginar a cara da mãe durante o parto, ou mesmo a sequência no Luna Parque sobre fundo sonoro de nursery rhyme.


Sinopse:

A água envolve-nos.

O tempo é uma secção limitada da existência.

O anjo é um mensageiro no tempo.

O fragmento é uma pequena porção de qualquer coisa.

A água envolve-nos.


Filme Fragments Between Time and Angles: http://www.youtube.com/watch?v=Ar6-cpF60-E






Há Tourada na Aldeia no Festival de Cinema Etnográfico | Leiria





O documentário Há Tourada na Aldeia de Pedro Sena Nunes será apresentado no dia 22 de Junho, na 1ª edição do Festival Internacional de Cinema Etnográfico – CinANTROPE.

O festival será concretizado em Leiria e Lisboa. De 19 a 23 de Junho o festival decorrerá no Mimo, no Teatro Miguel Franco e no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. De 28 a 29 de Junho o festival encerrará a sua programação no Cinema City em Alvalade.

Este filme integra o ambicioso projecto do realizador, intitulado Projecto Microscosmos, uma série de documentários, um em cada província de Portugal.

O filme tem data de produção de 2010, mas é resultado de um longo processo de trabalho quase antropológico de acompanhamento das práticas taurinas. Este documentário foi o responsável pela apresentação da tradição no Museu Nacional de Etnologia, sendo que finalmente podemos apresentar o que julgamos ser uma versão equilibrada da mesma.


+ Infos: http://cinantrop.blogspot.pt/

Para mais informações sobre o filme e os restantes que integram o projecto microcosmos: http://www.voarte.com/pt/cinevoarte/projectos/2932

Sugestão de visionamento: A Morte do Cinema, na plataforma Lugar do real: http://lugardoreal.com/video/a-morte-do-cinema/

Hope continua em forte destaque



A curta-metragem experimental Hope, do realizador Pedro Sena Nunes continua em grande destaque. 

No dia 3 de Maio foi apresentado no Canal Télé Bocal, em França, que segundo os dados da direcção do Festival Signes de Nuit, teve uma média de 20.000 espectadores.

Ainda no contexto da
2ª Mostra de Cinema Português Contemporâneo, após a apresentação no Recife e no Rio de Janeiro, será exibida de 16 a 28 de Julho na Caixa Cultural de São Paulo.


Para visionarem o filme poderão aceder ao seguinte link: http://vimeo.com/49916963