segunda-feira, 20 de maio de 2013

Hope na 2ª Mostra de Cinema Português Contemporâneo



O filme Hope do realizador Pedro Sena Nunes estará desta vez na 2ª Mostra de Cinema Português Contemporâneo.

A mostra tem como objectivos exibir o panorama da produção recente de Portugal, no Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.

A programação é composta por 25 filmes realizados entre 2000 e 2012, curtas e longas-metragens premiados em diversos festivais internacionais.

Serão exibidos documentários, filmes de ficção, animação e experimentais, tanto de cineastas consagrados, como de cineastas jovens. Os filmes seleccionados pretendem dar a conhecer ao público brasileiro obras contemporâneas, por vezes menos vistas destes autores. Primeiras obras ou filmes que marcaram definitivamente a história do cinema português recente.

O filme Hope será apresentado no dia 23 de Maio, às 16 horas na Caixa Cultural Recife e no dia 31 de Maio às 14 horas no Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro e será ainda apresentado em São Paulo entre 16 e 28 de Julho (data e hora ainda a definir).

+ infos: Programação

Prémio atribuído ao documentário pt.es | Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival




Como já tínhamos anunciado, a curta-metragem documental pt.es do realizador Pedro Sena Nunes esteve em competição no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival.

A entrega de prémios concretizou-se no dia 12 de Maio às 18 horas no cine-teatro João Mota em Sesimbra, distrito de Setúbal, encerrando assim a 2ª edição do festival.

O documentário recebeu o 3º prémio na categoria Vida Humana neste festival que evolui consideravelmente desde a sua primeira edição.


+infos: http://finisterraarrabidafilmfestival.webnode.pt/news/lista-de-premiados-finisterra-2013/

Residência artística vídeo-dança POTI PATI / St. Etiénne / 19 a 26 de Maio



Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes desenvolvem uma residência de 1 semana para criação de um novo vídeo-dança, POTI PATI (título provisório) em parceria com a Studiotrade* e Stéla, no âmbito do Festival Des Arts // Des Cinés, em St. Etienne, na Bâtiment des Forces Motrices, antiga fábrica de armas de assinalável importância histórica e interesse arquitectónico, reconvertida em 2009.

Este é o regresso após uma primeira abordagem à criação em período homólogo do ano passado, num processo de criação com a comunidade que se estenderá até 2014.
POTI PATI é um trabalho de pesquisa de corpo e coreografia para câmara associado às Minas de Carvão de St. Etienne, zona industrial fundamental no período da II GM. Reinterpretação de um espaço pleno de fantasmas na memória da cidade e exploração do carvão como matéria plástica e humana, pela carga simbólica que comporta. A narrativa será sustentada pela história oral em posse da Associação Local dos Amigos da Mina; a composição coreográfica fundada nos objectos de trabalho no subsolo e movimentos implicados no seu uso e a banda sonora trabalhada em residência com músicos locais.

Os directores artísticos da Vo’Arte vão ainda oferecer
formação em dança inclusiva. Integrando pessoas com deficiência, bailarinos e performers locais, o objectivo é descobrir uma linguagem de movimento comum aos participantes; manipulação consciente e integrada dos corpos; percepção e integração das potencialidades de cada um. A metodologia parte de técnicas da dança contemporânea e contacto-improvisação que trabalham a cooperação, interdependência e a criatividade. Prevê-se uma apresentação final in-situ.

* Studiotrade é uma rede internacional de coreógrafos, produtores e organizações de dança que permitem um intercâmbio internacional de estúdios para pesquisa, criação e introdução de novos mercados e contextos para profissionais das artes performativas. Fazem parte desta rede a Voarte e Stéla.

Festival InShadow | Extensões Filmes premiados na FNAC



As extensões do Festival InShadow continuam a correr o país. Depois da presença nas FNAC do Sul e do Centro, é a vez do Norte receber a secção dos Premiados do Festival InShadow.

Nos dias 29 e 30 de Maio, serão exibidas sessões dos filmes premiados pelo Júri Oficial, Júri Escolas e Vo’Arte na competição internacional de vídeo-dança da última edição do Festival na FNAC Santa Catarina e FNAC do Norte Shopping, respectivamente. Estas extensões marcam o 10º acolhimento num período de 5 meses de circulação! Sinal do interesse crescente do público pelo género vídeo-dança, em franca expansão.

A sessão de filmes premiados é composta por 7 vídeos num total de 60’, distinguidos pelo Júri Oficial do Festival Anna Alexandre (FR), André Semenza (CH) e Fernanda Lippi (BR), Júri Escolas (ESTAL, ESTC, UBI, ETIC e FMH) e Vo’Arte pela direcção artística do Festival Ana Rita Barata (coreógrafa) e Pedro Sena Nunes (realizador) e equipa VoArte.

+ infos: Consultar sinopses, imagens e trailers aqui