quarta-feira, 3 de abril de 2013

Há Tourada na Aldeia seleccionado no Festival Cine Las Americas 2013



O realizador Pedro Sena Nunes, à semelhança do ano passado, marcará presença no Festival Cine Las Americas que irá decorrer de 16 a 21 de Abril, em Austin, Texas, mas desta vez com uma longa-metragem documental "Há Tourada na Aldeia"Em 2012 Pedro Sena Nunes venceu a Menção Honrosa do Júri com a curta-metragem pt.es

Há Tourada na Aldeia é o 6º filme do projecto Microcosmos, uma série de documentários, que retrata diversas províncias portuguesas desde 1995.

O filme competirá na sessão oficial de documentários com produções de diversos países, nomeadamente a Venezuela, Chile, Argentina, Brasil e Espanha,  sendo o único filme inteiramente português em toda a competição do Festival. 


Há Tourada na Aldeia / 70'
















Sinopse: 
Todos os anos na Beira Alta, a província com maior índice de desertificação, treze aldeias da raia rejuvenescem para uma Tourada com características únicas no mundo: A Capeia Arraiana. Vários homens envergem o "forcão", objecto rudimentar feito de madeira, e lidam os touros que são trazidos muitas vezes de Espanha. Os mordomos preparam a festa e contribuem para o património etnográfico, iniciando um ritual de emancipação onde se vêm confrontados com a força do touro. As aldeias competem entre si pela "melhor capeia do ano". 

+ infos: http://cinelasamericas.org/