Hope de Pedro Sena Nunes foi seleccionado para o Festival Agite y sirva 2013



A 5ª Edição do Festival Agite y Sirva, decorrerá en Puebla, no México de 6 de abril a 11 de maio 2013.

O festival estará presente nas sedes da Capilla del Arte UDLAP, no Instituto Municipal de Arte y Cultura de Puebla, Casa 9 e Espaço Mozaico.

Hope foi seleccionado entre as 232 obras enviadas de 35 países. Com esta selecção, a direcção do festival confirma a presença dos filmes seleccionados do Festival Agite y Sirva na cidade de Oaxaca em Setembro de 2013.


Agite y Sirva é um festival itinerante de Video dança fundado por Marianna Gragès y Ximena Monroy em 2008, com a finalidade de funcionar como uma rede de difusão, reflexão e produção em torno dos cruzamentos entre as artes do movimento e as artes audiovisuais.


+ Infos www.agiteysirva.com



pt.es disponível na plataforma ICATECA do ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual


O documentário pt.es do realizador Pedro Sena Nunes já se encontra disponível no ICA na plataforma on-line  ICATECA. Podem consultar as informações do filme em http://icateca.ica-ip.pt/.
Em breve estará disponível o trailer do filme.


pt.es / 23'

Sinopse:
O filme faz uma contagem crescente até à desmistificação de uma ponte que liga e separa um país do outro. Portugal e Espanha, distanciados pelos fragmentos de memórias, imagens, objectos, vozes e ruínas. O tempo esgota-se… Paira a ansiedade da fronteira e a força de acreditar que é possível mudar algumas coisas até no último minuto da nossa travessia. Num mundo de contradições, as desigualdades permanecem, existindo histórias surpreendentes em terras quase esquecidas. Estamos perante um quebra-cabeças organizado num mapa de ideias e lembranças.

Prémio de Melhor documentário - Arouca Film Festival 2012
Menção Honrosa do Júri - Festival Cine Las Americas 2012, Texas.

FRAGILE | ensaios do espectáculo e produção do documentário em curso
















No âmbito do projecto co-financiado pelo Programa Cultura da União Europeia FRAGILE, três coreógrafos da Estónia, Noruega e Portugal têm colaborado por dois anos na pesquisa de uma nova linguagem pelo trabalho com bailarinos e intérpretes com e sem deficiência visual, culminando o processo numa performance inclusiva em 3 partes, com estreia mundial no final de Março em Lisboa.

EDGE, cujos ensaios iniciaram em Janeiro de 2013, é o nome desta criação em Portugal, um espectáculo com coreografia de Ana Rita Barata e co-direcção artística de Pedro Sena Nunes, integrando os bailarinos e intérpretes Bernardo Gama, Joana Gomes, Luís Oliveira e Sofia Soromenho.

A coreógrafa cita “O Olho e o Espírito”, de Merleau-Ponty, na tradução do que entende ser um trabalho exploratório sobre os contornos da visão (ou falta dela): “Os nossos olhos de carne são já muito mais do que receptores para as luzes, cores e linhas: dotada do visível, compiladora do mundo, será a visão um espelho ou antes a concentração do universo?”.

EDGE explora o conceito de limite, fronteira, expoente máximo, limiar, através da conjugação das linguagens da dança/movimento, som e vídeo, para propor uma experiência profundamente sensitiva para intérpretes e público em igual medida.

Todas as sextas-feiras às 15h promovem-se Friday Showings, a participação do público é livre, num processo partilhado de exibição e debate de resultados.

Inscrições e informações, contactar Clara Antunes (produção) para: info@voarte.com ou através do telefone 213932410.

Neste âmbito o realizador Pedro Sena Nunes encontra-se desde o início dos ensaios em filmagens do documentário EDGE.

Semelhantes processos de criação estão em curso na Estónia e na Noruega, onde, respectivamente, Ajjar Ausma prepara PLEXUS e Kjersti K. Engebrigtsen (directora artística do projecto FRAGILE) desenvolve TOUCHED.

Vo'Arte no TEDx Cascais


Super-Acção | FRAGILE - inclusão de pessoas com deficiência visual nas artes performativas & outras histórias de criação e ousadia.





Os eventos TEDx,  assumem-se hoje como um fenómeno global e efervescente, abrindo um espaço livre e independente para a partilha de ideias, projetos, iniciativas e estratégias em áreas tão marcantes quanto a tecnologia, a ciência, o entretenimento ou design. Estima-se que decorram cerca de 250 eventos TEDx mensalmente por todo o mundo. Os participantes são seleccionados pelo seu carácter inovador, curioso e criativo.

Assim foi com Ana Rita Barata (coreógrafa) e Pedro Sena Nunes (realizador), co-directores artísticos da Vo'Arte. Numa edição que marca a segunda organização de TEDx em Cascais, dedicada ao tema Life Gambling - dividido nos painéis Sonho, Empenho, Oportunidade e Superação -, a Vo'Arte partilha a sua experiência no projecto FRAGILE - inclusão de pessoas com deficiência visual nas artes performativas & outras estórias de criação e ousadia, como sejam a da CiM - Companhia Integrada Multidisciplinar.


Pergunta-se a organização do TEDx Cascais: Serão as contrariedades o motor para a inovação? A Vo'Arte responde, numa intervenção de 10 minutos onde Super-Acção é a palavra de ordem. Têm as estórias em comum a promoção da criação artística através da dança, imagem e som, num trabalho que se foca nas particularidades do movimento e expressividade exclusivas a cada intérprete.


infos:
 www.ted.com

Hope no Festival IDN Imatge Dansa | Nous Mitjans













Hope, vídeo-dança de Pedro Sena Nunes, continua a mergulhar o mundo no seu mundo de fome e colisão aquática, marcou presença nos dias 16 e 21 de Fevereiro no Festival IDN, no trendyMercat de las Flors, Barcelona, integrada na mostra de vídeo "Poéticas da Realidade" - a câmara observa o que se encontra defronte para o desconstruir numa outra realidade. Neste mesmo Festival a Vo'Arte exibiu na última edição o vídeo-arte Mergulho, pelo mesmo realizador.


A curadora do Festival, Núria Font (NU2), seleccionou também Hope para integrar ShortDanceFilms, a crossborder of genres 2013, um programa exclusivo de itinerância que inclui apenas 22 filmes a cada edição anual, numa cooperação com a rede de intercâmbio europeu entre teatros e casas de dança de 15 países MODUL-DANCE.

Mais informação sobre o Festival IDN 2013 aqui
Mais informação sobre o programa ShortDanceFilms aqui