quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

OPUS TUTTI - GERMINAR
13 Dezembro | 19h | Entrada Livre
na Sala Multiusos nº2 do Edifício I&D, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL, na Av. de Berna, 26 - 4º andar, Lisboa


Ciclo de Cinema e Documentário Arte & Infância Organização: Linha de Educação e Desenvolvimento Humano / Laboratório de Música e Comunicação na Infância do CESEM
 
Opus Tutti - Germinar, 2011
Realizado por Pedro Sena Nunes, Opus Tutti - Germinar documenta parte do primeiro ano de trabalho do Projecto Opus Tutti, um projecto artístico e educativo que visa a concepção de boas práticas de intervenção na comunidade dirigidas à infância e primeira infância. O olhar poético e profundo de Pedro Sena Nunes mostra-nos uma proposta educativa e artística intergeracional que viria a culminar num original evento performativo intitulado Um Plácido Domingo realizado nos Jardins Gulbenkian. Do Trilho do Rumor das Canas ao Pátio dos Gamelões, o realizador deixa antever uma proposta estética em que a Música é vista como resposta à necessidade de "afinação do mundo", coabitando com a ecologia do lugar e do momento. Um documentário que, ao registar o efémero de um encontro, reforça os laços e clama: "Abracem as árvores, façam soar as pedras do caminho, ouçam o som as canas, cantem com as aves!"
O Projecto Opus Tutti é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian sendo uma parceria do Laboratório de Música e Comunicação na Infância do CESEM e da Companhia de Música Teatral.

Moderador
Paulo Filipe Monteiro - Ensina drama, cinema e ficção na Universidade Nova de Lisboa, onde em 1995 se doutorou com uma investigação sobre o cinema português e onde em 2003 fez a sua agregação em Teorias do Drama e do Espectáculo. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos.

Pedro Sena Nunes - Realizador e criador transdisciplinar. Curso de Cinema, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Curso de Realização Cinematográfica, pela Escuela Superior de Cine y Audiovisual de Barcelona e Curso Europeu de Realização em Documentário - Visions. Consultor em várias estruturas de ensino, conta ainda com várias distinções e prémios nas áreas de fotografia, vídeo e cinema.