quinta-feira, 5 de maio de 2011

ENCONTROS DE VIANA // OLHARES FRONTAIS
6 a 8 de Maio
Teatro Sá de Miranda / Viana do Castelo
Entrada livre


Os Encontros de Viana voltam a convidar para a sua 11ª edição Pedro Sena Nunes na qualidade de programador dos Olhares Frontais, a decorrer entre 6 e 8 de Maio no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo. 

                                                                                                             FOTOGRAFIA DE

Na área da formação, o realizador, à semelhança dos anteriores Encontros, orienta as Histórias na Praça, levando os mais pequenos a um contacto próximo com o processo de feitura de um filme, fases de preparação e rodagem. 

Ao longo das várias edições, já colaboraram cerca de 25 escolas e  perto de 1100 alunos dos 
ensinos básico e secundário. Participar numa  História da Praça é  como viver  colectivamente  uma  intensa e inesquecível experiência de cinema! 
Terminam hoje as Histórias da Praça deste ano, resultando em pequenos filmes com duração entre 4 e 7 minutos que traduzem diferentes experiências, vivências e histórias reais ou imaginadas daquele espaço pelos olhos dos pequeninos. 



Também escolha do programador, decorre até 15 de Maio a exposição Fotografias de Rodagem do Cinema Português, espólio cedido pela Cinemateca portuguesa, em vários locais a saber.  


                                                                                 RED de Johanna Ashton-Jones (dffb)

O programa dos Olhares Frontais inclui a exibição dos European Short Film Nominees 2010; a Competição para o Prémio PrimeirOlhar, ao qual concorreram jovens estudantes e realizadores de todo o país; apresentação de filmes e debate com alunos do Mestrado em Documentário Creativo da Universidade de Barcelona, German School and Television Academy Berlin (dffb) e Restart; masterclass sobre Documentário; debate sobre Projecção de Cinema Digital em Portugal; apresentação de um documentário dos Documentalistas Sul Africanos, identificados com a responsabilidade social na arte cinematográfica; documentários nacionais destacados em 2010 e homenagem aos realizadores Werner Herzog e Harun Farocki. A entrada é livre para toda a programação, apareçam!


SOBRE OS ENCONTROS DE VIANA
Os Encontros de Viana têm como principais objectivos a formação de públicos, o estabelecimento de plataformas para a estreia e divulgação de filmes e a promoção do diálogo entre realizadores consagrados, jovens criadores e jovens em fase de formação. O destaque é dado ao género documental.
Na construção dos XI Encontros Viana – Cinema e Vídeo partilhamos a mesma cultura e comungamos dos mesmos objectivos: estimular a renovação do encontro e do diálogo, promovendo novas janelas de visionamento e promoção de novos talentos. Procuramos a fusão de experiências de alunos, escolas, interessados e profissionais que expõem novas tendências, manifestações conceptuais e trabalhos de agentes activos da indústria criativa. Procuramos o encontro e aprendemos a diminuir as distâncias reais no mundo globalizado.
                                                                                                         Pedro Sena Nunes