terça-feira, 5 de abril de 2011



HÁ TOURADA NA ALDEIA // PANORAMA
5ª MOSTRA DO DOCUMENTÁRIO PORTUGUÊS
Cinema São Jorge, Lisboa
7 Abril / 17h00


Uma vez mais em lugar de destaque no panorama do cinema português, Há Tourada na Aldeia será apresentado no Panorama - 5ª Mostra do Documentário Português. 
Panorama apresenta-se como 'uma Mostra não competitiva, a construção de um retrato, de uma vista larga e desafogada sobre a paisagem documental portuguesa, e a apresentação do conjunto de filmes que ao longo de um ano de produção permitem perceber essa paisagem.'
Há Tourada na Aldeia, documentário de Pedro Sena Nunes parte do projecto Microcosmos - série de 13 documentários sobre diversas províncias do país dos quais 6 estão completos - centra-se na região da Beira Alta, acompanhando as festas  que despoletam em 7 aldeias fronteiriças para a Capeia Arraina, candidata a Património Imaterial Português. Esta Tourada tem como particularidade não culminar na morte do animal, mas antes consistir numa homenagem à força do touro, contra o qual os homens se unem numa dança que tem como instrumento o forcão (objecto rudimentar de madeira, de forma triangular, construído a cada ano por todas as aldeias) e como objectivo fundamental a demonstração de bravura. 
Profundamente enraízada na cultura destas aldeias, a prática da Capeia Arraina consiste num dos pilares estrutuais da sua vivência comunitária. Há Tourada na Aldeia retrata o que este debate entre força humana e animal comporta em torno de si: o reavivar de tradições nunca esquecidas e a união de um povo. 
Com 1ª edição em 2006, a programação do Panorama é da responsabilidade da APORDOC.
Contribuindo para o 'encontro entre quem faz e quem vê', Panorama assegura a presença do realizador Pedro Sena Nunes.
Ficar para o debate final consiste  numa oportunidade de conhecimento das intenções e visão cinematográfica que subjazem ao filme. 

Ainda temos convites para oferecer! (válido para 1 pessoa)
Marque a sua presença confirmando nome para:
vo.arte[at]netcabo[dot]pt ou 
(+351) 21 393 24 10