quarta-feira, 19 de janeiro de 2011


HÁ TOURADA NA ALDEIA //
MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA //
COLÓQUIO PATRIMÓNIO IMATERIAL EM PORTUGAL

O documentário Há Tourada na Aldeia será exibido no Colóquio Património Imaterial em Portugal: dos enquadramentos globais às actuações no terreno (consulte programa aqui)organizado pelo Instituto dos Museus e da Conservação no âmbito da discussão da elevação da Capeia Arraiana - género muito particular de Tourada prativada no Sabugal, Beira Alta - a património imaterial português.

Todos os anos na Beira Alta, a província com maior índice de desertificação, treze aldeias da raia rejuvenescem para uma Tourada com características únicas no mundo: A Capeia Arraiana. Vários homens envergem o "forcão", objecto rudimentar feito de madeira, e lidam os touros que são trazidos muitas vezes de Espanha. Os mordomos preparam a festa e contribuem para o património etnográfico, iniciando um ritual de emancipação onde se vêm confrontados com a força do touro. As aldeias competem entre si pela "melhor capeia do ano".


A exibição ocorrerá no dia 31 de Janeiro de 2011, pelas 16h00 no Museu Nacional de Etnologia. Entrada livre, mediante inscrição prévia sujeita à capacidade do Auditório do Museu Nacional de Etnologia.

Caso queira inscrever-se, contacte Teresa Abreu (Departamento de Património Imaterial do IMC) para mais informações.
O Colóquio contará com a participação da Ministra da Cultura Gabriela Canavilhas.

Apareçam!